Licença- paternidade estendida promove mais equidade de gênero e é benefício para toda a família

Créditos de imagem-Freepik
 

Colaboradores da MSD Brasil contam suas experiências com o benefício, que garante, ainda, mais saúde e bem-estar

licença-paternidade estendida está ganhando espaço como uma política de benefício fundamental para pais e cuidadores não-parturientes, permitindo que eles possam participar de forma mais ativa nos primeiros momentos de vida de seus filhos. No Brasil, a licença-paternidade garantida por lei é de apenas cinco dias. Entretanto, empresas como a MSD Brasil têm adotado abordagens mais inclusivas, ampliando esse período para até 12 semanas em suas divisões de Saúde Humana e Saúde Animal.
 

O benefício começa a contar a partir da data de nascimento ou adoção da criança, totalizando 84 dias corridos. Para ter acesso, é necessário que o funcionário realize um curso de paternidade responsável, como o “Pai Presente: Cuidado e Compromisso”, fornecido pelo Ministério da Saúde, ou outro curso pré-natal de sua escolha. Após a conclusão, a documentação comprobatória deve ser enviada ao setor de Saúde Ocupacional da empresa.
 

“Estamos comprometidos em apoiar nossos funcionários em todas as etapas desse período, e o curso de paternidade responsável é uma extensão desse compromisso. Ele auxilia na preparação dos pais para os desafios iniciais da paternidade, e também promove um entendimento mais profundo sobre o papel que desempenham no desenvolvimento da criança”, diz Elisa Mendoza, diretora de RH da MSD Saúde Humana.
 

Em dezembro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu um prazo de 18 meses para que o Poder Legislativo crie uma lei que regulamente a licença-paternidade no Brasil. Atualmente, esse direito é baseado em uma regra transitória da Constituição, o que torna necessária uma legislação específica para sua regulamentação adequada.

De acordo com Eliza, a regulamentação é necessária e os funcionários que aproveitam esses períodos melhoram suas próprias dinâmicas familiares, contribuem para um ambiente de trabalho mais colaborativo e compreensivo e retornam com mais entusiasmo em suas funções. ”Entendemos que essa política não só beneficia o pai, mas também melhora a cultura organizacional e o engajamento no trabalho. Como uma empresa que se preocupa com a saúde e bem-estar, estamos sempre apostando em benefícios que façam sentido para lapidar cada vez mais esses pilares”, comenta.
 

Equilíbrio das funções

Quando homens usufruem da licença-paternidade, fortalecem o vínculo com seus filhos, retornam ao trabalho com maior envolvimento e contribuem para a saúde mental e o avanço profissional das mulheres. Essa é a opinião de alguns profissionais da companhia que aproveitaram o benefício da licença parental nos últimos anos.
 

Mario Ferrari, Líder de Estratégia e Operações e Chief Marketing Officer de Oncologia para a América Latina, ressalta o papel da liderança na promoção dessa cultura inclusiva e lembra a insegurança dos homens em aderir ao benefício. “Ainda há receio entre os homens em tirar a licença estendida. Como líder, sinto que é meu papel mostrar que, do ponto de vista de carreira, isso também é positivo. Demonstrar que a família é um pilar importante pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais equilibrado e de confiança.”
 

Rafael Sonada, gerente de marketing e de produto da unidade de negócios de Avicultura, fez uso do benefício em agosto de 2022 e relembra a importância desse período para ele e sua esposa. ”O parceiro também se beneficia bastante, pois a responsabilidade acaba ficando um pouco mais equilibrada, e a mulher passa a ter mais tempo para cuidar da sobrecarga física e mental, antes de retornar ao mercado de trabalho. Então, foi essencial para poder dar suporte para a minha esposa e estar perto na construção das primeiras memórias da minha filha.”
 

Além disso, a licença-paternidade estendida pode ter um impacto relevante na cultura organizacional de uma empresa, ajudando a superar estereótipos de gênero e a promover uma maior igualdade no local de trabalho. Com benefícios que se preocupam com a produtividade e saúde do trabalhador que vão além do ambiente de trabalho, há mais chances de conseguir equilibrar os afazeres profissionais com a vida pessoal.
 

Sobre a MSD

Por mais de 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. MSD é o nome pelo qual é conhecida a Merck & Co. Inc. fora dos Estados Unidos e do Canadá, cuja sede fica em Rahway (New Jersey, EUA). Demonstramos nosso compromisso com os pacientes e com a saúde da população, aumentando o acesso aos serviços de saúde por meio de políticas, programas e parcerias de longo alcance. Hoje, a MSD continua na vanguarda da pesquisa para prevenir e tratar doenças que ameaçam pessoas e animais – incluindo câncer, doenças infecciosas como HIV e Ebola e doenças animais emergentes -, pois aspiramos ser a principal empresa biofarmacêutica intensiva em pesquisa no mundo.

Sobre a MSD Saúde Animal   

Há mais de 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis, a MSD Saúde Animal oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gestão de saúde, além de um amplo conjunto de tecnologia conectada que inclui produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento. A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados. Para obter mais informações, visite nosso site e conecte-se conosco no LinkedIn, Instagram e Facebook.

Declarações Prospectivas da Merck & Co., Inc., Kenilworth, N.J., EUA

Este comunicado à imprensa da Merck & Co., Inc., Kenilworth, N.J., EUA (“empresa”) inclui “declarações prospectivas” de acordo com o significado das disposições de segurança da U.S. Private Securities Litigation Reform Act (Lei Norte-Americana de Reforma de Litígios de Ações Privadas) de 1995. Essas declarações são baseadas em suposições e expectativas atuais da direção executiva da empresa e estão sujeitas a riscos e incertezas significativos. Se as suposições subjacentes forem incorretas ou houver riscos ou incertezas, os resultados reais podem diferir substancialmente daqueles contidos nas declarações prospectivas. Os riscos e incertezas incluem, mas não estão limitados a, condições gerais da indústria e da concorrência, fatores econômicos gerais, incluindo taxa de juros e flutuações da taxa de câmbio; o impacto da epidemia global do novo coronavírus (COVID-19);impacto da regulamentação da indústria farmacêutica e legislação de saúde nos Estados Unidos e internacionalmente; tendências globais para contenção de custos com a saúde; avanços tecnológicos, novos produtos e patentes obtidas por concorrentes; desafios inerentes ao desenvolvimento de novos produtos, incluindo a obtenção de aprovações regulatórias; capacidade da empresa prever com precisão as condições futuras de mercado; dificuldades ou atrasos de produção; instabilidade financeira das economias internacionais e de risco à soberania; dependência da eficácia das patentes da empresa e outras proteções para produtos inovadores; e exposição a litígio, incluindo litígios de patentes e/ou ações regulatórias. A empresa não assume nenhuma obrigação de atualizar publicamente qualquer declaração prospectiva, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou de qualquer outra forma. Outros fatores que possam fazer com que os resultados difiram substancialmente daqueles descritos nas declarações prospectivas podem ser encontrados no Relatório Anual de 2020 da empresa, no Formulário 10-K e outras submissões da Empresa junto à Securities and Exchange Commission (SEC) (Comissão Norte-Americana de Valores Mobiliários), disponível no site da SEC (www.sec.gov). 

Informações à Imprensa:

FSB Comunicação

Luana Ribeiro – Thaís Campos –Felipe Cainelli – Teresa Ferreira –

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close