Setur atua para ampliar participação da Bahia no mercado do turismo sênior

Foto Ascom Cana Brava Resort.

 Existe uma idade adequada para alguém viajar? A resposta de especialistas é não. Dos bebês de colo aos avós, a viagem pode ser a melhor escolha para despertar conhecimento, vivenciar novas experiências, reduzir o estresse e compensar a ociosidade. No caso das pessoas que já ultrapassaram os 60 anos, viajar tem sido uma opção cada vez mais exercitada.

Após a pandemia da Covid-19, cresceu a procura desse público por passeios turísticos, como forma de enfrentar o tédio que a aposentadoria pode causar. Uma característica do turista sênior é que o gasto médio dele é 25% superior ao de outras faixas de idade, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2040, as pessoas acima de 60 anos deverão representar um quarto da população brasileira. Para ampliar a participação da Bahia nesse mercado em ascensão, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participa do Roadshow 60+, evento itinerante promovido por uma revista especializada, que acontece em seis cidades de São Paulo.

Ele oferece capacitações, visando preparar agentes e operadores de viagens, hoteleiros e guias, para o acolhimento de pessoas nessa faixa etária, com foco em segurança, inclusão e qualidade nos serviços.  A largada foi em Guarujá, onde a Setur-BA capacitou 150 profissionais do turismo sobre a infraestrutura e a diversidade de atrativos da Bahia para o turista sênior. Na terça-feira (22), a pasta esteve no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas, para mais uma rodada de capacitação, reunindo 200 profissionais do setor.

O roadshow ainda vai passar por São José dos Campos, Ribeirão Preto, Bauru e Araçatuba, com expectativa de um total de mil participantes. “Tivemos uma boa receptividade em Guarujá e Campinas e acreditamos que será assim até a última cidade. A Bahia se preparou para receber bem o turista sênior, que encontra no estado infraestrutura e inúmeros destinos que se encaixam no seu perfil. É um mercado com grande potencial, em que pretendemos aumentar a nossa participação, para fortalecer o turismo inclusivo baiano”, pontuou a coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista da Setur-BA, Tatiana Harfush, que ministra as capacitações em São Paulo.  

Ascom Setur

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close