Bahia tem quatro finalistas no Prêmio Ciência pela Primeira Infância


Bahia tem quatro finalistas no Prêmio Ciência pela Primeira Infância
 

Quatro pesquisadoras da Bahia estão entre os finalistas da segunda edição do Prêmio Ciência pela Primeira Infância, promovido pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) com apoio . Carolina Santiago Vieira (Cidacs), Maria del Pilar Flores-Quispe (Cidacs/Fiocruz) e Poliana Rebouças de Magalhães (Instituto Gonçalo Moniz/Fiocruz) se destacaram na categoria doutorado, enquanto Helena da Silva (Uneb/Cidacs) representa o estado na categoria mestrado.
 

As pesquisas abordam temas importantes para o combate às desigualdades entre as primeiras infâncias brasileiras, como a correlação entre inequidades etnorraciais e mortalidade infantil, as disparidades na trajetória de crescimento de crianças de acordo com a perspectiva étnico-racial e avaliação da qualidade da atenção básica à saúde da criança na primeira semana de vida.
 

Criado em 2022 com parceria técnica da ponteAponte, o Prêmio Ciência pela Primeira Infância visa reconhecer estudos que abordam a diversidade e pluralidade das experiências infantis no Brasil e sejam capazes de identificar e propor soluções para mitigar as disparidades enfrentadas por crianças de até 6 anos.
 

No total, 15 pesquisas foram selecionadas como finalistas. Nas próximas semanas, eles vão passar por um processo de imersão em comunicação com a Agência Bori, que apoia a cobertura da imprensa à luz de evidências científicas. O NCPI definirá até cinco vencedores na categoria doutorado e até dois vencedores na categoria mestrado. Os ganhadores serão anunciados no dia 23 de outubro.
 

Sobre o Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI)


Criado em 2011, o NCPI é uma coalizão que produz e dissemina conteúdo científico sobre o desenvolvimento na primeira infância. Seu objetivo é sensibilizar, mobilizar e capacitar lideranças para fortalecer e qualificar programas e políticas públicas direcionadas ao enfrentamento das desigualdades que afetam crianças brasileiras de até 6 anos. O NCPI é composto, atualmente, por cinco organizações: Fundação Van Leer, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper e Porticus.

Informações para a imprensa sobre Núcleo Ciência Pela Infância:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close