Campanha Agosto Azul Vermelho alerta para importância do check-up vascular

Dr. Ronald Fidelis

Campanha Agosto Azul Vermelho alerta para importância do check-up vascular

O mês de agosto é dedicado à conscientização sobre a Saúde Vascular por meio da campanha Agosto Azul Vermelho. O intuito dessa campanha é sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce de doenças vasculares, além de alertar sobre a necessidade do check-up vascular. O monitoramento constante do sistema vascular é crucial para detectar doenças que podem se desenvolver de forma silenciosa, sem apresentar sintomas, dificultando assim o diagnóstico.

O acompanhamento é especialmente importante, pois na Bahia foram registrados 10.684 óbitos por doenças do aparelho circulatório até 10 de julho de 2024. As doenças mais comuns foram as doenças cerebrovasculares, com 3.374 óbitos; doenças isquêmicas do coração, com 2.564 mortes; infarto agudo do miocárdio, responsável por 2.190 mortes; seguido pela hipertensão, com 2.146 mortes; outras doenças cardíacas, com 2.052 mortes; além do Acidente Vascular Cerebral (AVC) com 1.674 óbitos. De acordo com a Sesab, em 2023, foram registrados 25.917 óbitos, enquanto em 2022 foram 26.743.

A pasta estadual de saúde também indicou que houveram 19.105 internações por doenças do aparelho circulatório até abril de 2024. Ainda conforme o órgão, no ano passado, foram 79.268, enquanto em 2022, foram 74.268 internações.

Segundo o angiologista e cirurgião vascular, Dr. Ronald Fidelis, muitas pessoas só procuram atendimento médico para tratar do sistema vascular quando enfrentam um problema grave ou um incômodo específico. No entanto, ele defende que o ideal é realizar um check-up pelo menos uma vez por ano para prevenir várias doenças.

“Muitas doenças vasculares são silenciosas e, sem investigação adequada, um problema pode ser descoberto apenas quando já é tarde demais. Um exemplo é o aneurisma da aorta, que geralmente é assintomático”, explica ele.

De acordo com o especialista, pessoas na faixa dos 40 ou 50 anos devem marcar uma consulta com um angiologista, pois é nesse período que as doenças do sistema circulatório tendem a surgir com maior frequência.

“É crucial procurar o médico para prevenir e diagnosticar precocemente doenças do sistema circulatório e linfático. Com o auxílio do angiologista, é possível adotar cuidados diários que diminuem os riscos de complicações. Muitas doenças vasculares são silenciosas e só são detectadas em estágios avançados, o que dificulta o controle e o tratamento eficaz”, observa.

Dr. Ronald também destaca que o angiologista e cirurgião vascular é o especialista responsável pelo tratamento de patologias do sistema circulatório, incluindo artérias, veias e vasos linfáticos. Ele lembra que esse médico pode tratar doenças como aneurismas, aterosclerose, trombose e varizes.

“Ter um acompanhamento regular contribui para um diagnóstico precoce, adoção de medidas preventivas eficazes e tratamento adequado de problemas vasculares. O profissional de angiologia realiza o estudo, diagnóstico, prevenção, tratamento e acompanhamento clínico das doenças relacionadas ao sistema circulatório”, aponta ele.

Além disso, o especialista enfatiza que os médicos podem atuar na prevenção de doenças vasculares, recomendando mudanças nos hábitos de vida, como alimentação e atividades físicas, e ajudando na recuperação da saúde vascular.

Assessoria de Imprensa

Maria del Carmen González Azevêdo

Hillary Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close