Festival do Queijo Artesanal da Bahia chega ao último dia com recorde de público e vendas

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Festival do Queijo Artesanal da Bahia chega ao último dia com recorde de público e vendas

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O primeiro Festival do Queijo Artesanal da Bahia, realizado no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, chegou ao fim neste sábado (21/09) superando todas as expectativas. Cerca de 12 mil visitantes passaram pelo evento, que bateu recorde de vendas e de público. Foram comercializadas 4,5 toneladas queijos, além de manteiga, iogurte, entre outros produtos lácteos. O festival, que teve a participação de produtores de diversas regiões do estado, confirmou o potencial dos queijos artesanais baianos e se firmou como um marco para a gastronomia da capital baiana.

Os queijos, principais estrelas do evento, esgotaram antes do encerramento, evidenciando a enorme procura e o sucesso das vendas. “Esta edição foi além de tudo o que imaginávamos”, disse Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública do Governo do Estado.

“Tivemos um festival com diversidade de produtos e público. Cada queijo artesanal carrega uma história e foi isso que entregamos para Salvador. É um reconhecimento que nos enche de orgulho, e o mais importante: esgotamos todo o estoque de queijos. Isso mostra que a agricultura familiar está cada vez mais forte e consolidada”.

O festival não movimentou apenas a gastronomia. O público presente também pôde aprender mais sobre a qualidade dos queijos artesanais nas palestras e harmonizações promovidas durante o evento. Com uma programação extensa, o encerramento, neste sábado, foi ao som do grupo Fragmentos de Samba, trazendo uma dose extra de animação e celebrando o sucesso do evento, que já projeta sua próxima edição.”

O evento foi extraordinário”, comentou João Campos, proprietário da Queijaria Licurizal e presidente da Associação Queijo Baiano. “As vendas superaram nossas expectativas e estamos deixando o festival realizados. Vendemos o equivalente a um trimestre inteiro de produção. Já saímos ansiosos para a próxima edição, que será ainda maior”.Jônatas Nogueira, da Cooperativa Regional da Agricultura Familiar Agroecológica do Entorno do Descobrimento (Cafaed), também comemorou o sucesso do festival. “Trouxemos cerca de 400 peças de queijo e vendemos tudo! A procura foi tão grande que mal deu tempo de repor o estoque.

O público foi muito receptivo e já estamos pensando na próxima edição.”Os visitantes também aprovaram o festival. A professora Cristina Nickel, ressaltou que o evento foi maravilhoso. “Muita coisa gostosa! Agora, eu queria ter todo mês. Delícias!” Ela é também consumidora dos produtos da agricultura familiar e cliente do Empório da Agricultura Familiar, também instalado no Mercado do Rio Vermelho.

Quem também deseja outro festival é o comerciante Antônio Carlos. “Eu vi a entrevista na televisão e vim conhecer o Festival do Queijo Artesanal da Bahia! Está muito bom, queria que tivesse toda semana! Eu nem ia comprar nada, mas acabei garantindo queijo lá pra casa”.

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Lojistas do Mercado celebram sucesso


Considerado o maior evento da história do Mercado do Rio Vermelho, o festival levou um movimento intenso de visitantes e turistas ao local e beneficiou produtores de queijo e lojistas, que sentiram o impacto positivo. “Estou aqui há 10 anos e nunca vi o mercado tão movimentado”, afirmou Roque Vanderson, gerente do restaurante Catiguria. “Nosso faturamento aumentou muito, e os clientes estavam empolgados com o festival.”Carlos Anunciação, da Companhia da Cachaça, destacou a organização e divulgação do festival.

“Ontem (sexta-feira), eu ia fechar a loja às 18h, mas começaram a chegar clientes e só fechei às 20h30! Foi um evento muito bem organizado e divulgado, uma experiência maravilhosa para a gente lojista, porque inclusive teve clientes que não conheciam o Mercado do Rio Vermelho e passaram a conhecer por causa do Festival! Parabéns a todos”.

O Festival do Queijo Artesanal da Bahia foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com o apoio das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE), Turismo (Setur), e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Fonte: Ascom/CAR

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