Sônia Mota celebra seus 76 anos em Salvador

Com oficina performance, lançamento de livro e videoaula,  projeto realizado com apoio do Programa Funarte Retomada chega a Salvador com apoio do Faculdade de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA. 

                                                                                                                              Foto Silvia Machado

A bailarina, coreógrafa, professora e diretora artística Sônia Mota, em circulação pelo país com o projeto “Sônia Mota: Arte da Presença / Presença na Arte”, que celebra seus 76 anos de vida, dentre os quais 68 dedicados à arte e à dança, estará, entre os dias 28 e 30 de agosto, na capital baiana ministrando oficinas, apresentando performance e lançando livro com sessão de autógrafos e projeção de videoaula. Tudo isso acontece na Escola de Dança da UFBA – Universidade Federal da Bahia.

Sonia Mota-Sem Fim-Foto Silvia Machado

As ações começam com a oficina “A Arte da Presença”, para 40 participantes em cada turma, três no dia 28 (quarta), nos horários das 8h às 10h, das 10h às 12h e das 15h às 17h; e uma no dia 29 (quinta), das 19h às 21h. “A Arte da Presença” é uma proposta desenvolvida por Sônia Mota a partir de questionamentos pessoais referentes a algumas posturas das técnicas clássica e moderna da dança, conjugados com ideias e conceitos de Alexander Lowen, Ida Rolf, Tarthang Tulku, Al Chung-liang Huang, Fritjot Capra e Ken Dichtwald. A técnica ainda passeia por dicas amorosas de amigos, da sua empatia pela filosofia Zen e do seu profundo desejo de integrar corpo, mente e espírito no ato de dançar. Aberta a estudantes, profissionais e ao público interessado na arte do movimento, as inscrições serão recebidas no link:

https://www.sympla.com.br/evento/oficina-a-arte-da-presenca-com-sonia-mota-na-ufba/2570760?referrer=linktr.ee

Dia 30 (sexta), às 19h, Sônia Mota ocupa Teatro Experimental da mesmaUFBA, para apresentar o solo inédito “Sem Fim” e, na sequência, lançar o livro “Arte da Presença / Presença na Arte”, que compila o processo de criação de seu método em dança e sua biografia como bailarina, coreógrafa, professora e diretora artística.

Sonia Mota-Sem Fim-Foto Silvia Machado

Coreografado e dirigido pela portuguesa Carla Jordão, “Sem fim” revisita, de forma suave e gentil, o caminho percorrido pela artista, que foi uma das pioneiras da dança contemporânea e independente de São Paulo, experenciada no emblemático Teatro Galpão, entre os anos de 1974 e 1981, integrou o Balé da Cidade de São Paulo, foi diretora artística da Cia de Dança Palácio das Artes, de Belo Horizonte, e, atualmente, entre aulas e oficinas, realiza um trabalho de dança para mulheres refugiadas na Alemanha.

A maneira de me expressar dançando está se mostrando agora mais calma e serena; a tendência de me mexer, sempre muito rapidamente, ralentou-se como minha alma, que vem se apaziguando e tornando minha dança mais íntima e essencial”, avalia Sônia Mota, que acreditaque “assim se complementam e se renovam os ciclos da vida”.

Sonia Mota-Sem Fim-Foto Silvia Machado

Após a performance, com 45 minutos de duração, Mota lança “Arte da Presença/Presença na Arte”, escrito nos últimos 23 anos e que compila, em dois livros reunidos num único volume, a biografia de uma vida toda dedicada à arte e à dança, e a construção do seu método, que não se preocupa em criar uma nova linguagem, mas em transformar, restaurar, readaptar e reorganizar os códigos clássicos e modernos da dança, para acentuar a maneira individual de dançar de cada bailarino. Sônia Mota, que assina concepção, pesquisa, escrita e organização do livro, contou com a assessoria de Gabriel Küster e Letícia Tadros na construção do método Arte da Presença, e de José Rubens Siqueira na escrita. Siqueira também assina o prefácio e Érico Peretta a capa e o projeto gráfico.

O livro traz a dança como necessidade, percurso de vida e possibilidade de novas delicadezas e, tomara, sirva de legado para as próximas gerações”, almeja a artista-escritora.

Durante a sessão de autógrafos, será projetado em looping o vídeo “Arte da Presença”, gravado pelo videoartista Osmar Zampieri. Desafiando a efemeridade da dança, que se dissolve praticamente no mesmo instante da sua manifestação, Zampieri fez o registro dessa aula realizada em 2022, no Estúdio Oito Nova Dança, da parceira de longa data Lu Favoreto, para que não ficasse apenas na memória físico/corporal dos 22 participantes. O vídeo tem audiodescrição de AD Adamy.

Realizado com apoio do Programa Funarte Retomada/Dança, de Salvador, o projeto “Sônia Mota: Arte da Presença / Presença na Arte” segue em itinerância para Belo Horizonte (MG).

Para saber mais:

_https://linktr.ee/soniamota2024_____________________________

Serviço

“Sônia Mota: Arte da Presença / Presença na Arte” – projeto em comemoração aos 76 anos da artista da Dança, Sonia Mota.

Quando: de 28 a 30/8

Onde: Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA

Campos Federação / Ondina – Portaria Principal

Av. Milton Santos, s/nº – Ondina

Dia 28/8 (quarta-feira), das 8h às 10h; das 10h às 12h; das 15h às 17h

Dia 29/8 (quinta-feira), das 19h às 21h

Oficina A Arte da Presença, com Sônia Mota

Inscrições: no link 

https://www.sympla.com.br/evento/oficina-a-arte-da-presenca-com-sonia-mota-na-ufba/2570760?referrer=linktr.ee

Público alvo: estudantes, profissionais e público interessado na arte do movimento

Vagas: 40 por turma, priorizando pessoas matriculadas na UFBA

Dia 30/8 (sexta-feira), 19h

Solo “Sem fim“, lançamento / sessão de autógrafos do livro “Arte da Presença / Presença na Arte“, videoprojeção da aula master “A Arte da Presença”

Teatro Experimental

Ingressos: Gratuitos – retirada com uma hora de antecedência

Sonia Mota-Sem Fim-Foto Silvia Machado

______________________

Um pouco de Sônia Mota

Figura atuante no cenário da Dança, Sônia Mota fez parte da geração pioneira da dança contemporânea e independente, que ocupava o Teatro Galpão, espaço emblemático entre os anos de 1974 e 1981, caracterizado pelo caráter experimental, vanguardista e multidisciplinar na formação e criação artísticas. Nesse mesmo período, Sônia Mota viajava com frequência aos EUA para treinar na Cia de Dança de Louis Falco, discípulo de José Limón. Artista inquieta e inovadora, Sônia integrou o Balé da Cidade de São Paulo, foi diretora artística da Cia de Dança Palácio das Artes, de Belo Horizonte, e coleciona prêmios como bailarina e coreógrafa. É autora do método de dança Arte da Presença, que, a partir de questionamentos pessoais referentes a posturas das técnicas clássica e moderna, utiliza conceitos individuais de dinâmicas, texturas e tons do movimento para extrair de cada aprendiz a essência necessária para sua expressão artística. Sempre transitando entre o Brasil e a Alemanha, Sonia Mota segue ministrando oficinas e, atualmente, realiza um trabalho de dança para mulheres refugiadas na Alemanha.

Ficha técnica “Sem Fim

Concepção: Sônia Mota| Direção artística e Coreografia: Carla Jordão | Performer: Sônia Mota| Trilha: Carla Jordão | Músicas: Helen Bledsoe, The Beatles e Jean-Baptiste Barrière- Cello Sonata #1 In B Minor | Desenho de Luz: Wolfgang Pütz | Figurino: Carla Jordão e Sônia Mota | Operação de Som: Letícia Tadros | Fotos: Luise Flügee Agata Stolltman | Produção: Zé Renato – Cais Produção | Assistente de Produção: Beto de Faria | Comunicação e Mídias Sociais: Talita Bretas – Portal MUD | Assessoria de Imprensa: Elaine Calux

Apoio: Programa Funarte Retomada 2023 – Dança, André Boll, João Andreazzi, Lu Favoreto.

Classificação indicativa: livre | Duração: 45 Minutos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close