Doenças reumáticas atingem mais de 15 milhões de brasileiros

Foto: reprodução/ Freepik

Dores e inchaços nas articulações são os principais sintomas das doenças reumáticas – que integram um grupo de 120 enfermidades, atingindo cerca de 15 milhões de brasileiros, de qualquer idade, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Para a reumatologista e sócia da Novaclin, Ana Teresa Amoedo, essas doenças podem levar à incapacidade física do paciente, se não diagnosticadas e tratadas de forma adequada. A boa notícia é que, com o avanço da Medicina, existem tratamentos eficazes que proporcionam, cada vez mais, qualidade de vida ao paciente.

Em alusão ao Dia Nacional de Luta Contra Doenças Reumáticas, celebrado em 30 de outubro, Ana Teresa Amoedo explica que as doenças reumáticas, classificadas como autoimunes, prejudicam a locomoção do paciente, afetando, principalmente, os ossos, as articulações, as cartilagens, os músculos, os ligamentos e os tendões. “Dentre as mais comuns temos a artrose, a osteoporose, a fibromialgia, a tendinite, a bursite, a gota, o lúpus e a bursite, sendo a artrose a doença que mais acomete a população”, informa a reumatologista.

Quando o assunto é tratamento, os especialistas da área garantem que, quando aplicado de forma adequada, pode oferecer melhor qualidade de vida e maior sobrevida ao paciente. “Neste contexto, existem as medicações imunobiológicas, que são produzidas de forma personalizada, de acordo com cada necessidade. Elas correspondem aos anticorpos que atuam em lugares específicos das vias imunológicas e inflamatórias, amenizando os sintomas e estabilizando, assim, a doença”, conta Ana Teresa Amoedo, ressaltando que a Novaclin, em Salvador, possui o Centro de Terapia Assistida Infusional em Imunobiológicos – voltado ao acompanhamento de doenças raras e autoimunes. Além disso, a clínica dispõe de um quadro de profissionais com multiespecialidades, a exemplo da reumatologia, neurologia, dermatologia, gastroenterologia, nutrição e psicologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close