Instituto José Mota dos Reis celebra o dia dos PEACEKEEPERS

O Instituto José Mota dos Reis de Ação Social e Cidadania, através do seu coordenador, Helton Silva Carvalho, vem parabenizar a todos aqueles que buscam a paz do mundo inteiro, em comemoração ao dia 29 de maio Dia Internacional dos Peacekeepers.

A data comemorativa tem como símbolo a boina azul, usado pelas tropas multinacionais da força de paz das nações unidas que atuam na resolução de conflitos em países envolvidos em conturbação e faz com que os capacetes azuis sejam a referência simbólica da ONU que prestam os relevantes serviços prestados na promoção da paz a nível mundial, sendo dignos de tal honraria.

Há pessoas que, por suas ações, ideais e sacrifícios, são verdadeiros esteios da sociedade moderna. Homens e mulheres determinados, abnegados, entusiasmados, aptos a encarar os mais difíceis desafios pelo bem comum. Neste dia, dedicamos especial referência aos mantenedores da paz mundial, que, desde 29 de maio de 1948, cumprem papel fundamental no esforço global por uma vida digna, justa, segura e civilizada entre as nações.

Celebramos os feitos e reconhecemos o valor dos boinas azuis, os soldados da paz. Em particular, os brasileiros, que, compondo tropas aprestadas, integrando estados-maiores, agindo com liderança e motivação profissional, desempenham tarefa tão significativa e relevante.

O Brasil busca, continuamente, o aprimoramento do preparo do componente militar à disposição do Estado. Isso proporciona ao País a possibilidade de integrar, a qualquer tempo e em qualquer lugar, uma nova missão de paz, em consonância com o sistema de prontidão de capacidades de manutenção da paz das Nações Unidas e alinhado às nossas concepções estratégica e diplomática, bem como à estatura geopolítica nacional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close