Morre em acidente no sul da Bahia o líder Indígena Gerferson de Almeida

Foto: Redes Sociais

Neste domingo (01) , na madrugada Gerferson de Almeida Braz, 35 anos, líder indígena da Aldeia Coroa Vermelha, morreu após a moto em que estava se chocar em um poste em Porto Seguro . O acidente ocorreu no sábado(31) a noite , mas o Iíder indígena que era conhecido como Gefinho Braz veio a óbito hoje.

Segundo informações de membros do Movimento Indígena da Bahia (MIBA), Braz não conseguiu controlar a moto e terminou se batendo no poste. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ao chegar no local, o líder não tinha ido a óbito. O corpo do indígena juntamente com a moto foram achados em uma ladeira perto ao Centro Histórico de Porto Seguro cidade que fica 710 km distante de Salvador- BA.

Consternados varias entidades emitiram nota de pesar pela morte do líder indígena, dentre elas a da Associação de Comerciantes do Parque Indígena de Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, a vítima atualmente ocupada o cargo de presidente. A Federação Indígena (FINPAT) da mesma forma lamentou o falecimento em uma publicação nas redes sociais

Similarmente uma nota de condolências foi proferida pela Coordenação Regional do Sul da Bahia (CR-SBA). Cita Aruã Pataxó: “A Funai – Coordenação Regional do Sul da Bahia – CR-SBA vêm, pela presente, expressar os mais profundos sentimentos e pesar pelo falecimento do guerreiro Gerferson Braz – Gefinho, presidente da Associação dos Comerciantes do Parque Indígena de Coroa Vermelha, filho do cacique Louro Pataxó, em um trágico acidente de moto. Gerferson Braz deixou o seu legado na administração do Parque Indígena, na luta territorial e na defesa dos direitos indígenas. Que Niamisū (Deus) Pai Todo Poderoso possa confortar o coração de todos os familiares e amigos”.


Líder indígena morre em acidente de moto em Porto Seguro
. Foto: Redes Sociais

A Direção do ( IFBA ) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia de Porto Seguro igualmente comunicou nota pelo falecimento do líder indígena de Santa Cruz Cabrália. Expressa o comunicado: “O IFBA Campus Porto Seguro vem expressar seus sentimentos pela morte de Gerferson de Almeida Braz, 35 anos, mais conhecido como Gefinho Braz. Gefinho era presidente da Associação de Comerciantes do Parque Indígena de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. Filho do Cacique Louro, o líder indígena era muito querido na região por sua participação nas causas indígenas. Prestamos nosso pesar aos familiares e pessoas próximas”.

O fato ocorreu perto ao Centro Histórico de Porto Seguro, cidade que fica 710 km distante de Salvador- BA.

Até o momento não temos informações sobre o que causou a colisão, bem como o local do velório e do sepultamento do indígena.

Atualiza Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close