Pesquisa do instituto Genial/Quaest, divulgada neste domingo (21), revela que a possível candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República em 2026 divide a opinião dos brasileiros. De acordo com o levantamento, 49% dos entrevistados acreditam que o parlamentar seguirá com a candidatura até o dia da eleição. Outros 38% avaliam que a pré-campanha estaria sendo utilizada como instrumento de negociação política em favor do grupo liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Já 13% não souberam ou preferiram não responder.
Entre os eleitores que se identificam como bolsonaristas, a confiança na candidatura é majoritária: 81% acreditam que Flávio Bolsonaro irá até o fim da disputa, enquanto 12% consideram que ele pode usar a candidatura como moeda de negociação. Outros 7% não opinaram.
Entre os eleitores que se declaram independentes, o resultado aponta equilíbrio. Para 46%, Flávio Bolsonaro deve manter a candidatura até o fim, enquanto 37% avaliam que a estratégia seria negociar interesses políticos. Outros 17% não emitiram opinião.
A pesquisa ouviu 2.004 eleitores entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%.
