Foto Hamilton Barreto
Bloco Afro A Mulherada desfila no Campo Grande homenageando mulheres do Reino do Benin
Depois de ter levado o poder feminino pro Fuzuê, na Barra, o bloco afro A Mulherada desfila no Campo Grande nesta quinta-feira (12/2), com o tema “Iyobas – A Força Ancestral da Rainha Mãe Idia: do Benin a Salvador, a herança das mulheres negras”. O tema traz visibilidade para esta figura histórica do Reino do Benin, e as mulheres negras da diáspora que sustentam e atualizam esse legado cultural, espiritual e político.
Celebrando 25 anos, o bloco afro A Mulherada confirma sua tradição nas festas carnavalescas da cidade, fortalecendo as expressões afro-brasileiras, a diversidade cultural e o protagonismo feminino negro no Carnaval. Com atuação ininterrupta, a Banda Mulherada, que comanda o bloco, representa uma das mais relevantes expressões da cultura afro-brasileira em Salvador e um importante vetor de atração turística para públicos nacionais e internacionais.
É o primeiro bloco afro e feminino a ocupar a passarela do Campo Grande e também estará na cerimônia que inaugura oficialmente a maior festa popular do planeta. O desfile contará com mais de 1.000 integrantes, organizados em alas de percussão, dança, rainhas afro, baianas, alas de xequerês e foliãs e foliões.
O conceito artístico do desfile é organizado em três eixos: Ancestralidade, com o resgate simbólico do Reino do Beni, seus rituais, símbolos e estéticas tradicionais; Travessia, representando as transformações culturais decorrentes da diáspora africana; Herdeiras das Iyobas, afirmando as mulheres negras de Salvador como protagonistas contemporâneas da cultura afro-baiana.
Centro Histórico
Nestes 25 anos de Mulherada, o Circuito Batatinha se consolida como o berço e a matriz cultural do bloco e do Instituto homônimo, sendo espaço fundador de sua trajetória artística, política e comunitária. É lá que A Mulherada encerra sua participação nas festas de Momo da cidade, participando do segundo dia do Furdunço, 15 de fevereiro (domingo), percorrendo áreas como a Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho e ruas próximas. A apresentação será em formato de banda show, com percussionistas e microtrio, reunindo um conjunto performático que articula música, corpo e presença cênica no território simbólico onde o grupo nasceu.
Tema que difunde conhecimento
Em seus 25 anos, mais do que um bloco de Carnaval, A Mulherada constitui-se como uma tecnologia social de produção de alegria, afeto e ancestralidade, que constrói lugares seguros de pertencimento para mulheres negras, cis e trans, e para pessoas LGBTQIA+.
Ele afirma a festa como espaço de cuidado, visibilidade, emancipação simbólica e celebração da vida. Escolhendo o tema “Iyobas”, um título de alto escalão na chefia tradicional do Reino do Benin, o cortejo da Mulherada vai representar sabedoria, liderança e poder espiritual, valorizando elementos de ancestralidade, diversidade e protagonismo feminino negro. A escolha do tema enfatiza a importância de narrativas afro-diaspóricas como ferramentas de afirmação identitária e de fortalecimento da herança cultural da Bahia, ressignificando o desfile como um espaço de circulação de saberes e de educação patrimonial.
A participação do bloco conta com patrocínio institucional da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (SECULT), da Empresa Salvador Turismo (SALTUR) e da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (SUFOTUR).
SERVIÇO
Bloco Afro A Mulherada desfila Campo Grande com tema “Iyobas”
Quando: 8, 12 e 15 de fevereiro (Fuzuê/Barra, Circuito Osmar/Campo Grande e Furdunço/Batatinha
Abadás Carnaval (Circuito Osmar/Campo Grande):Pessoas interessadas em desfilar no Bloco Afro A Mulherada e em fortalecer as ações continuadas do Instituto podem entrar em contato pelo Instagram @amulheradaoficial ou pelo WhatsApp (71) 98820-9529para obter informações sobre adesão, aquisição de abadás e camisetas e formas de participação no projeto cultural ao longo do ano.



Jamile Menezes
Assessora de Imprensa
