A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, desembarca em Salvador, nesta segunda-feira (16) e como parte da agenda, ela conhecerá, às 10h30, o Espaço Cuidar de Quem Cuida, localizado na sede das Voluntárias Sociais da Bahia, no Palácio da Aclamação, no Campo Grande. Implantados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres (SPM), o projeto Cuidar de Quem Cuida oferece diversos serviços gratuitos destinados para catadoras de materiais recicláveis, ambulantes e cordeiras durante o Carnaval.
A ministra será recepcionada pela secretária das Mulheres Neusa Cadore, que falou sobre a importância desse momento. “Será uma honra para nós apresentar essa experiência da Bahia para a ministra, em um momento que o Governo Federal está implementando a Política Nacional do Cuidados. Este projeto Cuidar de Quem Cuida faz toda a diferença na vida destas trabalhadoras que enfrentam jornadas exaustivas de trabalho e que encontram aqui muito respeito, atenção e acolhimento. É cuidado, proteção e fortalecimento do trabalho decente”, afirmou. A ministra também acompanhará ações da campanha “Se liga ou eu ligo”, que também está sendo realizada pelo Ministério, em parceria com a SPM, na prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres.
O projeto Cuidar de Quem Cuida está em sua terceira edição no Carnaval, com serviços cada vez mais ampliados. Além da unidade no Campo Grande, também está em funcionamento, até terça-feira (17), das 7h às 15h, o Espaço Cuidar de Quem Cuida, em Ondina, na sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – Adab, na Avenida Milton Santos, 967. Durante este período, as trabalhadoras são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar. Dentre os serviços oferecidos estão: banho, alimentação, maquiagem, reiki, auriculoterapia, escuta terapêutica, penteados, massagem, maquiagem,
ventosaterapia, reflexologia, equilíbrio energético e
práticas coletivas (Tai Chi Chuan e Yoga).
O projeto é realizado pela Secretaria de Mulheres do Estado (SPM), em parceria com as Voluntárias Sociais e secretarias do Estado, como Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades); Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Ascom SPM
@spmba
[cid:398d65a3-04e8-4b36-a0cc-90d383b82ccd][cid:da71d515-836a-4176-8998-fb60cbbb3b68]
Foto : Saulo de Tarso
