
Foto: Carol Sebastião
A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) marcou presença na tradicional Mudança do Garcia, nesta segunda-feira (16) do Carnaval de Salvador, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e com a prevenção e o enfrentamento à violência de gênero. Em um dos espaços mais emblemáticos de manifestação popular e reivindicação cidadã da folia baiana, a Secretaria levou sua charanga formada por mulheres, o bandeirão da campanha Feminicídio Zero e ações de diálogo com a sociedade, como a do Laço Branco, que trabalha a conscientização dos homens na luta pelo fim da violência contra a mulher.
Conhecida por reunir movimentos sociais que transformam o cortejo em palco de pautas urgentes por meio de fanfarras, charangas e trios elétricos, a Mudança do Garcia também foi cenário de mobilização da SPM. Para a superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da pasta, Luciana Mota, a presença da Secretaria neste bloco é simbólica e essencial. “A Mudança do Garcia é um espaço de reivindicação e promoção de política cidadã. Nada mais pertinente do que, em meio à alegria, reafirmarmos a importância da não violência. Essa é uma responsabilidade de toda a sociedade. A SPM se soma a esse momento histórico porque entende que o enfrentamento à violência contra as mulheres precisa ser coletivo e permanente”, afirmou.
Os dados reforçam a urgência da mobilização: segundo o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a cada seis minutos uma menina ou mulher sofre violência sexual no Brasil; a cada seis horas, uma mulher é vítima de feminicídio, sendo 63% mulheres negras; e três em cada 10 mulheres já sofreram violência doméstica no país.
A SPM também atua estrategicamente na valorização das mulheres que trabalham no Carnaval. Por isto, durante o cortejo da Mudança do Garcia, equipes da secretaria realizaram ativações interativas para divulgar os espaços Cuidar de Quem Cuida, voltados ao acolhimento, cuidado e promoção do bem-estar das catadoras de materiais recicláveis, ambulantes e cordeiras. O serviço oferece ambientes para descanso, banho, massagem e cuidados pessoais, dentre outros serviços gratuitos, funcionando em Ondina (sede da Adab) e no Campo Grande (na sede das Voluntárias Sociais, no Palácio da Aclamação).
As equipes também distribuíram materiais da Campanha Se liga ou eu Ligo 180, do Ministério das Mulheres, além de tatuagem e fitinhas da Campanha Oxe, me respeite, da SPM.
Ascom SPM
@spmba
[cid:85795510-1c3a-46df-b301-082419a08902]
[cid:f5b54fbf-2e3b-4058-8f10-29f9982cab14]
[cid:0585641d-9579-495e-891a-9fd6d3f29847]
Foto: Carol Sebastião
