A Conmebol realizou, nesta quinta-feira, o sorteio dos confrontos das fases preliminares da Libertadores 2026. Bahia e Botafogo são os únicos clubes brasileiros que disputarão a etapa inicial do torneio continental e entrarão diretamente na segunda fase eliminatória, sem possibilidade de duelo entre si.
O Bahia terá pela frente o O’Higgins, do Chile, na segunda fase da pré-Libertadores. As partidas estão programadas para as semanas de 18 e 25 de fevereiro. Por estar melhor posicionado no ranking da Conmebol, o clube baiano terá o direito de decidir o confronto em casa.
Em caso de classificação, o Tricolor avançará para a terceira fase, última antes da definição dos grupos. O adversário sairá da chave que reúne representantes da Bolívia (The Strongest, Blooming ou San Antonio Bulo Bulo), além de Deportivo Táchira, da Venezuela, e Tolima, da Colômbia.
O sorteio também definiu os possíveis caminhos até a fase de grupos, que terá suas chaves conhecidas no dia 18 de março. A pré-Libertadores é composta por três etapas eliminatórias, todas em sistema de mata-mata, com os clubes mais bem colocados no ranking decidindo os jogos em casa.
As datas-base do torneio já foram estabelecidas pela Conmebol. A primeira fase ocorre nos dias 4 e 11 de fevereiro, a segunda em 18 e 25 de fevereiro, e a terceira em 4 e 11 de março. Apenas os vencedores da última etapa garantem vaga na fase de grupos da principal competição sul-americana.
