|
Um dos principais destinos turísticos brasileiros, a Bahia segue se destacando internacionalmente por sua cultura vibrante, com cidades históricas, sincretismo religioso, gastronomia irresistível e um povo de energia contagiante. Com tantos atributos, o estado foi portão de entrada de 211.539 turistas internacionais em 2025, o que representa um aumento de 47,3% com relação ao ano anterior, quando foram registradas 143.605 chegadas.
Dezembro também foi de crescimento expressivo no número de chegadas de turistas no estado. No mês, mais de 23 mil turistas desembarcaram na Bahia, o que representa um aumento de quase 28% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram 18.406 visitantes de outros países. Os dados são da Embratur com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo e estão disponíveis no Portal de Dados da Agência.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enaltece a riqueza da Bahia, que, segundo ele, se notabiliza por sua pluralidade, e atribui o recorde a isso. “A pluralidade baiana faz do estado um dos principais destinos turísticos do país, concentrando história, religião, cultura e gastronomia. Esse conjunto de atrativos tem sido o foco das ações internacionais da Embratur, resultando em um aumento efetivo na chegada de turistas ao estado. O impacto desse sucesso é sentido na economia local, que se fortalece com a criação de oportunidades de trabalho e o aumento da geração de emprego e renda gerados pelo turismo”, afirmou.
Principais emissores
No acumulado de 2025, os argentinos seguem liderando as visitas à Bahia. De janeiro a dezembro, o estado recebeu 90.534 turistas do país vizinho. Em segundo lugar no acumulado está Portugal com 24.796, seguido pelo Uruguai, com 17.785, França, com 16.751, e Itália com 13.092.
Brasil
A Bahia seguiu a tendência de recordes do Brasil, que encerrou o ano com 9.287.196 turistas internacionais. O resultado representa um crescimento de 37,1% em relação a 2024 e confirma a consolidação do país como um destino cada vez mais competitivo no cenário global.
Entre os mercados emissores do país, a Argentina segue na liderança com 3.386.823 turistas, reafirmando a força do turismo regional e a integração sul-americana. Na sequência, vieram os chilenos, com 801.921 visitantes, e os americanos, que somaram 759.637 chegadas ao Brasil em 2025. Já viajantes vindos de países da Europa, como França, Portugal, Alemanha, Itália, Reino Unido e Espanha, juntos, somaram 1.274.567 visitantes chegando ao Brasil.
O desempenho recorde confirma o protagonismo do turismo como vetor de desenvolvimento econômico, geração de empregos e fortalecimento da imagem do Brasil no exterior, além de sinalizar um cenário promissor para os próximos anos, em linha com as diretrizes do Plano Nacional de Turismo.
